O sobe e desce na pandemia

Padrão

Que a pandemia trouxe mudanças no comportamento do consumidor, isto é fato!

No início do ano de 2020 a pandemia impactou muitos produtos e as vendas caíram significativamente, entre eles perfumes, sapatos, jeans – muito derivado da versão home Office. Os dados também mostram, por exemplo, queda de 35% de itens como chicletes, balas e chocolates.

Produtos mais caros também apresentaram queda elevada, como iogurte (35%), amaciante (34%) e sucos prontos (31%), durante este período.

Outras categorias que tiveram queda nas vendas estão ligadas a higiene pessoal. Apesar do aumento significativo (e inexplicável) no início da pandemia de 21% nas vendas de papel higiênico,  em abril e maio de 2020 as vendas caíram 29%. Houve queda também em produtos como xampu (12%), condicionador (15%), escova de dente (19%) e desodorante (28%), muito provável por uma mudança de comportamento do consumidor.

Passado o primeiro momento e em decorrência do isolamento continuado, as vendas aumentaram em produtos de tecnologia, computadores, moveis para home office, cadeiras, luminárias, produtos de limpeza e higiene, vinho e em serviços como delivery, streaming, cursos online, serviços digitais, alimentação,  entre outros.

Segundo o artigo do E-commerce Brasil, já o primeiro trimestre de 2021 teve alta de 57,4% em comparação com o mesmo período do ano passado e as categorias que mais se destacaram foram: telefonia (21,2%); eletrodomésticos (17%); moda e acessórios (+ 16,5%); beleza, perfumaria e saúde (+ 15,2%) e entretenimento (+ 12,6%).

O artigo tem com base o relatório de vendas realizadas desde o começo deste ano até as promoções de datas sazonais, como o último Dia do Consumidor.

Os produtos mais vendidos foram:

  • Máscaras
  • Moda Fitness/ Comfy Clothes
  • Remédios para gripe e resfriados
  • Produtos para o cabelo
  • Games
  • Filmes, livros
  • Computadores, notebooks e smartphones

Com a volta pouco a pouco das atividades outside, talvez algumas categorias e as vendas mudem de perfil ou cheguem ao seu ponto de equilíbrio, mas certamente houve mudanças significativas nos hábitos de compras dos consumidores entre 2020 e 2021 e que as empresas devem acompanhar de perto.

Uma coisa é certa, o e-commerce se fortaleceu e deve continuar em ascensão nos próximos anos, indiscutivelmente.

Vamos continuar de olho.

Imagem de Mike Ljung por Pixabay 

Deixe um comentário